domingo, 20 de março de 2011

Cuidados a ter: com os Dentes…

Com esta crónica vamos dar continuidade aos cuidados para manter uns dentes bonitos.
 Augusta.
  
Temos falado de higiene oral e para finalizar este tópico vamos abordar os meios complementares de higiene em especial o fio dentário e os colutórios.

Todos temos noção de que nos espaços interdentarios (entre dois dentes adjacentes), as cerdas das escovas são ineficazes, daí a importância do fio dentário ou fita dentária. O fio deve ser usado com suavidade penetrando na gengiva, com movimentos para traz e para a frente de forma delicada de modo a remover a placa bacteriana; deve ser usado fio novo sempre que mudamos a zona interdentes.
O uso de colutórios ou elixires também é importante para evitar o aparecimento de cáries, placa bacteriana, mau hálito, gengivite, e outros, sendo estes dois meios complementares na higienização da cavidade oral.
Da composição dos colutórios podem fazer parte flúor, clorohexidina, agentes branqueadores, álcool, etc.
O álcool pode agredir a mucosa, causando descamação. A clorohexidina é uma substancia com actividade antibacteriana e antifúngica tendo por isso uma boa acção anti-séptica, no entanto se usada por longos períodos de tempo pode conferir uma coloração mais escura aos dentes. Assim, deve ser usada sob orientação médica. Existem no mercado várias marcas de elixires com vários sabores, escolha o que melhor se adapta a si. Fale com o seu dentista.

Luísa Ramos Coelho.
Medica Dentista

Não é fácil, ter uns dentes bonitos, porém, algo que pode contribuir para isso é a higiene e a limpeza oral, constante.

Até Breve… com mais dicas…
Augusta.

Sem comentários:

Enviar um comentário