domingo, 3 de abril de 2011

Crónica: (f)útil!!! – O poder do Sorriso…

Segundo um antigo ditado popular português “Rir é o melhor remédio, para todos os males”. O sorriso tem ou não poder?
Segundo alguns estudos, o rir estimula o sistema imunológico, ou seja, uma boa contribuição para uma vida com boa saúde.
Ora, o sorriso para além de sublinhar a beleza e simpatia de quem o dá, facilita a comunicação com o outro. Este é ainda uma manifestação exterior de emoções, associando-se à felicidade e ao optimismo. Pode ainda ser utilizado como meio de sedução e facilitar qualquer relação.
O sorriso quebra barreiras e estabelece laços de confiança, incentiva uma maior abertura entre as pessoas.
Porém, além dos facilitismos sociais do sorriso, este também nos traz benefícios ao nível da saúde.
Segundo alguns estudos, o sorriso diminui o risco de doença cardiovascular, uma vez que sorrindo acaba por melhorar a reactividade vascular, ou seja, a capacidade de dilatação das veias. Este também contribui para o controlar da hipertensão, já que trava a libertação de hormonas relacionadas com o stress.
Ele serve ainda como tranquilizante porque permite o alívio da tensão, ansiedade e até da depressão. Algumas gargalhadas são suficientes para lhe proporcionar uma sensação de bem-estar, já que a libertação de serotonina que se dá é considerada um neurotransmissor, ou seja, uma espécie de antidepressivo natural, logo sem contra indicações.
 “Sorria, sorria muito, pois não há nada mais triste do que a tristeza de não saber sorrir.”
Reflexão:
“A saúde de um indivíduo é proporcional à quantidade do seu riso”
James Walsh

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

Sem comentários:

Enviar um comentário