quarta-feira, 22 de junho de 2011

Tendências Verão 2011 – Sandália de corda…

Entre as tendências de calçados verão 2011, um modelo com certeza se destaca por ser leve, confortável e ideal para dias e noites quentes, são sandalias de corda, conhecidas como sandálias espadrilhas. O nome é diferente, mas já deve ter visto essas simpáticas sandálias por aí: elas têm solado de corda, um detalhe que dá um aspecto rústico/ artesanal e, ao mesmo tempo, elegante.
Um pouco da sua história - têm tido seus períodos de altos e baixos desde o século 14!! Sim, desde essa época, soldados espanhóis (numa Espanha que ainda não era exatamente como é hoje em termos de território), já usavam esse tipo de sapato. Nesta época, eles queimavam um tipo de cacto para confeccionar a sola.


As sandálias ficaram ainda mais populares na Espanha (aí já como conhecemos hoje, com o território actual) da primeira metade do século XX. Os operários rurais usavam-nas para trabalhos agrários. No fim da década de 1950, no entanto, a área rural espahola passou por uma onda de industrialização e os trabalhadores que usavam as espadrilhas passaram a ter empregos em fábricas – e, portanto, não precisavam mais das sandálias confortáveis e rústicas, ideiais para ficar sob o sol. Muitas das confecções (que ficavam em grande parte, nas regiões da Catalunia e Basca), acabaram por fechar.


Mas uma delas não. A fábrica da família Castañer continuou a funcionar – e funciona até hoje. Com isso, foi uma das responsáveis pelo “status” que a espadrilha tem hoje. É que foi assim: a família tinha a fábrica desde a década de 1920. Nos anos 60, quando se deu a grande “crise” dessas alpargatas, eles não quiseram fechar, nem mudar de negócio. Em vez disso, esforçaram-se pela sobrevivência, glamourizaram o sapato e passaram a vendê-lo para a classe média catalã. O negócio deu certo, e a família começou a levar as “novas” espadrilhas para feiras de moda em França.


Numa dessas feiras, na década de 1970, conheceram Yves Saint-Laurent que encomendou um modelo. Nos anos 80, foi a vez de Jean Paul Gaultier. Hoje, eles têm 17 lojas próprias pelo mundo, além de fornecerem para marcas poderosas como Lanvin, Hermès e até Louboutin.
Além de tudo isto, um dos motivos para se manterem em alta e se espalharem foi o facto de diversos famosos terem aderido a elas. JFK usou um par. Salvador Dalí foi fotografado com as suas. Em 1948, a atriz americana Lauren Bacall usou um par no filme Key Largo e popularizou a peça nos EUA. Grace Kelly usou um par com cara de alpargatas no filme Ladrão de Casaca, de 1955. Na década de 80, também nos EUA, Don Johnson, que interpretava Sonny Crocektt na série Miami Vice, também usava as suas.




Actualmente esta, existe nos mais diversos modelos, mais altos ou baixinhos, tem espadrilhas tipo anabela, plataforma e até rasteirinha.
Originalmente, as espadrilhas são feitas em algodão, mas hoje já podem ser encontradas em diversas versões desde o  tecido ao  couro.


Como usar e com quê: experimente usar a sandálias com salto de corda para criar looks fresquinhos. Combine com vestidos soltinhos, shorts e bermudas e com jeans.
As saias de folhinhos e tecidos leves e as calças largas caem muito bem com esse tipo de calçado. Aposte também nos tecidos naturais e muito branco. Outra sugestão de como usar espadrilhas é apostar em looks inspirados na moda navy, que têm tudo a ver.
Dependendo do tipo de sandália que decidir comprar pode usá-la na praia, para sair  à noite,etc. É só adoptar o estilo que mais combina consigo.

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

Sem comentários:

Enviar um comentário