domingo, 16 de outubro de 2011

Cuidados a ter: Pontos negros…

É tremendo para qualquer mulher que, de repente, se olha ao espelho e descobre um ponto negro. Acabou o dia, é desesperante!
Pontos negros o que são? Ora, a pele é formada por diferentes camadas e células, entre as quais existem os folículos pilosos e em redor dos mesmos as glândulas sebáceas que segregam gordura. Esta gordura chega à superfície da pele através dos poros, distribui-se por toda a pele e, desta forma, vai mantendo a humidade.
O que pode acontecer, por vezes, é um excesso de hormonas masculinas que fazem com que as glândulas sebáceas produzam mais gordura. Ora, quando em excesso, esta produção acaba por ser bloqueada pela sujidade. Isto dá origem a que a gordura endureça e se forme um grânulo à superfície da pele. Esta ao entrar em contacto com o ar oxida e forma-se então o denominado (odiado) ponto negro.
Algumas dicas para evitar/controlar:
Tentar uma alimentação pobre em gorduras, ou seja, esta não é uma relação direta, mas quanto menos gorduras ingerir, menos sobrecarregará o fígado e logo melhor será a sua pele. Consumir frutas e legumes frescos.
O controlar do stress também pode ter efeitos benéficos. Deverá evitar o consumo de excitantes (café, álcool…) e realizar exercício físico de forma regular.
Deverá ter cuidado com os cosméticos, usar cosméticos adequados ao seu tipo de pele e que sejam testados.
Outro cuidado a ter é a limpeza do rosto de manhã e à noite, com um produto adequado ao seu tipo de pele.
Se a sua pele permitir, outra boa ideia é uma esfoliação uma vez por semana.
Como camuflar:
Depois da pele limpa e bem hidratada, e após absorção total, com a ponta do dedo ou com um pequeno pincel, cubra a superfície do ponto negro com uma base no seu tom de pele e por fim espalhe pó solto para uniformizar a pele.
Evitar, para não piorar a sua pele, espremer os pontos negros: além de perigoso e anti-estético, pode ainda provocar infecções.
Evitar também o uso de produtos agressivos, que além de ressecarem a pele, levam ao aparecimento de mais pontos negros.
Se, apesar de tudo, tiver dúvidas ou hesitações é preferível recorrer a uma esteticista.

PS: Se tiverem alguma dúvida ou necessitarem de outro tipo de dica mais personalizada, enviem-me um e-mail para udcode@gmail.com

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

Sem comentários:

Enviar um comentário