quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Tendências Outono 2011 – A saia…

Entre as tendências para o outono 2011, a saia em todos os tecidos, padrões e tamanhos promete um retorno triunfal.
 As saias longas (também denominadas máxi) voltam a ser tendência, assim como a minissaia e também a lápis, aquela que passa um pouco do joelho. Ou seja, mais uma vez a moda surpreende e deixa de ser ditadora, dando escolha para todos os gostos.
As saias longas fazem lembrar o estilo hippie. O que vai usar para cima e os acessórios irão fazer toda a diferença, é aí que pode afirmar o seu estilo único e pessoal.
De realçar que a saia longa é mais adequada para as mulheres mais altas, em relação às mais baixas. Se quiser usar a saia longa, o ideal é utilizá-la em modelos com cinta alta para dessa forma não achatar a silhueta. Outro truque é usar na parte superior uma peça do mesmo tom: vai ajudar a alongar o seu corpo.
Algumas dicas para e como usar a saia máxi:
Aqui, os acessórios mais adequados são os cintos bem finos, colares com ar campestre e bolsas em couro cru.
Em relação às peças mais adequadas, referimos as camisas de preferência com quadrados se a saia for lisa; se for de padrões, o ideal será uma camisa justa num dos tons da saia. Os casacos em malha também ficam lindos, jaquetas de pele em estilo hippie e o eterno blusão de ganga.
Em relação ao calçado mais adequado, para as mais altas sugere-se o sapato tipo oxforde (salto quase raso com cordão – estilo masculino), mas também se adequa a todos os tipos de bota.
Desaconselhamos o seu uso com sapatos sociais, pois são estilos que não combinam.
De realçar que este tipo de saia tanto pode ser usada de dia como à noite; a diferença esta apenas nos complementos.   
Claro que em qualquer modelo de saia, as saias de uma cor só são as mais versáteis e as mais fáceis de combinar.
Em relação às rainhas da estação, as saias pencil (lápis), são as que ficam ligeiramente abaixo do joelho e acompanham o corpo, ou seja, são justas e afunilam do meio da coxa para baixo. Este modelo de saia surgiu em meados dos anos 50 e, até hoje, com mais ou menos destaque, ela acaba por surgir em quase todas as estações.
É um modelo de saia muito elegante e, por ser justa, bastante sensual. Esta é ideal para conjuntos mais formais, mas também se adapta ao estilo mais casual, uma vez que, dependendo dos acessórios, torna-se bastante versátil.
O modelo mais clássico é ligeiramente abaixo do joelho. Porém, com o passar do tempo, os tamanhos foram variando para se adaptar aos gostos e estilos diversos.
O modelo desta saia com cinta alta fica bem a praticamente todos os tipos de corpo; combina bem com camisolas e camisas por dentro da saia.


Quem tiver anca larga e perna grossa é aconselhado modelo mais clássico, abaixo do joelho, e ainda que a saia seja ligeiramente folgada para não marcar tanto. 
Relativamente ao calçado, se tiver uma perna longa, as botas de cano curto ficam lindas; se pelo contrário tiver uma perna mais baixa deve investir em saltos altos, por exemplo, os peep toe.


O seu tipo de perna vai determinar o comprimento da saia.
Em relação aos tecidos, os que tiverem alguma elasticidade são os preferidos, uma vez que a saia é justa. Isso irá permitir algum movimento. Porém, se for mais forte, deve dar preferência à fazenda, lã e tweed e usar um modelo ligeiramente mais solto.


Se só quiser adquirir apenas uma destas saias, o ideal é ser num só tom neutro, como o preto ou o nude. 
Esta saia tem ainda outra qualidade. É considerada ideal para trabalhos mais conservadores, poderá ser combinada com scarpin e, no inverno, pode usá-la com meias de lã, ficando linda combinada com casacos e blazeres no mesmo tom, em fatos, ou a contrastar.


De realçar que, por ser uma saia muito sensual, a maquilhagem e os acessórios devem ser discretos.
Em relação a uma abertura, para facilitar o movimento, esta não deve exceder os 8cm, para que não se torne vulgar.
Por fim, a minissaia que apareceu nos anos 60, por volta de 1964, mudou o guarda-roupa feminino.
O pai da minissaia foi André Courrégas, mas foi Mary Quant que a eternizou, quando num festival da canção, Sandie Shaw apareceu com ela e com os pés descalços. 
A primeira minissaia tinha cerca de 30cm de comprimento, foi considerada, além de sinónimo de feminilidade, uma forma de libertação sexual feminina.


Inicialmente, só era usada pela denominada “juventude rebelde”, como forma de afirmação. Com o passar dos tempos, foi surgindo em visuais renovados com diversos formas, mais justas ou mais largas, novas estampas e tecidos, ou seja, criando diversas opções para o consumidor.
Isto deu origem a que praticamente todas as mulheres, sendo mais ou menos conservadoras da sociedade europeia, tivessem pelo menos uma no seu guarda-roupa.

Ora, com mais ou menos assiduidade, esta tem aparecido desde aí e, neste outono, esta tendência vai manter-se.
Uma das dicas para quem quer usar minissaia é ter algum cuidado na hora de combinar. Uma vez que a saia é curta, para cima use algo mais desportivo e solto, e evite decotes para não cair no vulgar.
Para as mais fortes, sugere-se as saias com um corte evasé: criam um efeito de mais alongada, logo mais magra.
Para as muito magras, são aconselhadas as saias franzidas; dê preferência a padrões e cores que vão dar a ilusão de volume, criando curvas.
Muitos outros modelos existem, porém, estes são de momento considerados os mais in. Construa o seu look e desfile, é moda.

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

Sem comentários:

Enviar um comentário