quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Crónica: (f)útil!!! – O cachecol…

É verdade, já se avizinham as tendências de primavera, mas o frio ainda se mantém, apesar do sol maravilhoso dos últimos dias. Com esta crónica vamos falar de um acessório que no inverno (o cachecol é nosso amigo dos dias frios, mas não só, porque nos dias mais quentes, embora em tecidos mais finos, traz glamour e sofisticação ao look) é um excelente companheiro e, dependendo da escolha, até pode trazer uma certa elegância e estilo a um conjunto, tanto de dia como à noite.
Cachecol, peça de vestuário que consiste numa faixa, mais ou menos longa de tecido e, por vezes, tricotada à mão. É utilizada em volta do pescoço para aquecer ou simplesmente para dar um ar cool. A palavra é de origem francesa “cacher” que significa esconder ou ocultar.
Existem diversas maneiras de o usar, tudo depende da espessura do tecido e da imaginação de cada uma. Recentemente, também servem para ser uma espécie de capucho, mantendo desta maneira não só o pescoço mas também a cabeça quentes.
Este pode ser mais curto ou mais longo, mais largo ou estreito, mais grosso ou mais fino. Em diversas cores, tudo depende do gosto pessoal e do visual que se pretende criar.
Pode ser estampado ou liso, o xadrez está em alta esta estação, pode ser usado independente, sem combinar com o tom da roupa, ou seja, servindo de contraste para dar por vezes um toque de cor ao conjunto total, dando assim uma corzinha alegre ao inverno.
A título de curiosidade, este é muito utilizado por cantores em lugares mais frios, para ajudar a manter a garganta em determinada temperatura, para que não se vejam a braços com problemas que lhe poderão afetar a voz.
São diversas as formas de o enlaçar no pescoço, vamos deixar algumas.
Para modelos longos: quanto mais compridos mais voltas pode dar, mais fofas, sem apertar demasiado. Além de aquecer, valoriza o rosto.
O tradicional: apoie o meio do seu cachecol no pescoço, faça uma volta completa e deixe as pontas caídas, fácil e rápido e dá um ar descontraído.
Gola: dar uma só volta, deixando-a sobre o largo, como se fosse um colar mais curto.
Nó grande: dobre o cachecol a meio, envolva-o no pescoço e passe a ponta solta por dentro da dobra que ficou no lado oposto. O nó fica grande e cria um efeito diferente.
Estas são algumas, mas há muitas mais, crie um novo jeito de usar e seja diferente.

PS: Enviem ideias/sugestões e façam comentários ou então, se tiverem alguma dúvida ou necessitarem de outro tipo de dica mais personalizada, enviem-me um e-mail para udcode@gmail.com

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

Sem comentários:

Enviar um comentário