domingo, 4 de março de 2012

Cuidados a ter: com o cabelo…

Praticamente todas as mulheres sonham em ter um cabelo bonito. Nessa busca gastam-se por vezes pequenas fortunas em produtos e cabeleireiros, na tentativa de conseguir o idealizado.
Com esta crónica vamos dar pequenos, grandes conselhos e certos procedimentos que podem levar a esse feito, sem contudo gastar fortunas.
Um dos primeiros passos a seguir é, sem dúvida, a escolha de produtos adequados a cada tipo de cabelo. Dê preferência a boas marcas e conhecidas, vá experimentando e quando acertar mantenha-se fiel a esse produto.
Depois deve ter em conta que o calor excessivo dos secadores agride os fios, logo deve evitar o mais possível e de preferência, segundo os profissionais, nunca mais de 20 min. diários de calor. Se possível deve, pelo menos de vez em quando, secá-los ao ar livre.
Deve tomar em atenção as pontas do cabelo e quando estas estão ressequidas com o tal aspeto denominado “espigado”, deve cortar as pontas, de três em três meses: é o ideal, ou sempre que observar tal.
Se pinta o cabelo, deve retocar a raiz de quinze em quinze dias, sempre com bons produtos, mantendo assim a coloração uniforme.
Um bom corte, pelo menos uma vez por ano. Quando o fizer, certifique-se que escolheu um bom profissional e, se quiser mudar radicalmente, faça experiências antes, para não se dececionar depois.
Evite lavagens frequentes, pois isso enfraquece os fios deixando-os fracos e com propensão para a queda. Ao lavar o cabelo tenha atenção a temperatura da água, pois se for muito quente, deixa os cabelos sem vida; dê preferência à água fria ou morna: o choque não será tão grande e dá grande brilho aos cabelos.
Ao pentear o cabelo não o faça muito frequentemente, nem com violência. Isso leva a pontas duplas e quebra de fios. Se tiver cabelo grosso ou encaracolado, use um pente de dentes largos.
Se efetuar permanentes ou alisamentos, que são procedimentos químicos fortes, recomenda-se o uso de bastante hidratação, uma a duas vezes por semana.
Determinados penteados, bastante úteis e práticos, como tranças, coques, rabos-de-cavalo, são penteados que podem quebrar os fios. Por isso, quando feitos, tente deixá-los ligeiramente frouxos e dê preferência a cabelo solto.
Estas são apenas algumas dicas. Mais crónicas sairão com outras. Procure manter o seu cabelo bonito, uma vez que este é a moldura do nosso rosto. Mantê-lo limpo e saudável não acontece de repente, é necessário muita atenção e cuidado. Se o fizer, com o tempo verificará que ficam mais bonitos e brilhantes.

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

Sem comentários:

Enviar um comentário