domingo, 30 de dezembro de 2012

Mundo Mulher (IV) – Armi Kuusela

MUNDO MULHER
WORLD WOMAN
MONDO DONNA
MUNDO MUJER
MONDE FEMME
WELT FRAU


Armi Kuusela, a primeira Miss Universo







“De todas, ela é a mais bela”.

Daniella Cornachione,”Vida” in Época,
4 de Junho de 2012.









Realizou-se, no passado dia 19, o concurso de Miss Universo, promovido pela Miss Universe Organization. Esta crónica tem como tema a primeira edição deste concurso, a mais importante competição internacional de beleza feminina, e a sua vencedora.
Este concurso inspirou-se no concurso americano conhecido por “Desfile Internacional da Beleza”, iniciado em Galveston, Texas, entre 1926 a 1935, e que dava à vencedora o título de “Miss Universo”. O concurso não se realizou nos anos seguintes devido à conjuntura decorrente da Grande Depressão e da Segunda Guerra Mundial, ressurgindo no período do após guerra.
Sob o patrocínio dos fatos de banho Catalina e com a parceria do Universal Studios, entre os dias 23 e 29 de junho de 1952, no Auditório Municipal de Long Beach, Califórnia, EUA, realizou-se a sua primeira edição, investimento de um milhão de dólares, com a participação de 29 concorrentes representando os seguintes países: África do Sul, Alaska, Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, Cuba, Dinamarca, EUA, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Havai, Hong Kong, Índia, Israel, Itália, Japão, México, Noruega, Panamá, Peru, Porto Rico, Suécia, Turquia, Uruguai, Venezuela.
  

Mais de 4000 pessoas assistiram ao desfile das candidatas em traje de gala e em fato de banho.


Os jurados avaliaram a beleza, a postura, a elegância e inteligência através das respostas às perguntas que lhes foram postas sobre temas sociais.
As primeiras cinco finalistas deste concurso foram Renate Hoy da Alemanha, Armi Kuusela da Finlândia, Daisi Mavraki da Grécia, Elza Kananionapua Edsman do Havai e Judy Dan de Hong Kong. 
           

Sagrou-se Miss Universo 1952-53 Armi Kuusela.


Armi Kuusela, nascida em Muhos, Finlândia, em 20 de agosto de 1934, realizou o ensino básico nesta cidade, passando depois a frequentar o ensino secundário num colégio feminino na cidade de Porvoo. Adepta da prática do desporto e distinguindo-se na prática da natação, esqui e ginástica, ingressou no Instituto de Ginástica da Universidade de Helsínquia.
Vencedora do concurso Miss Finlândia (Suomen Neito), tornou-se a primeira Miss Universo. Tinha 18 anos, 1,65 de altura, 49kg, pele branca, olhos claros, cabelos louros e encaracolados.
Armi foi coroada pela atriz Piper Laurie com uma pequena coroa vinda da Rússia e que tinha pertencido a algumas czarinas. Como prémio recebeu um carro novo, um relógio e um contrato cinematográfico com o Universal Studios, além de inúmeras viagens que teria de realizar para divulgar o seu título.
Armi participou de um filme feito em sua homenagem, Maailman kaunein tyttö (A garota mais bonita do mundo), de 1953, onde se interpretou a si mesma. A sua participação no cinema resumiu-se à aparição em alguns documentários finlandeses.
Numa das suas viagens de divulgação do título, nomeadamente às Filipinas, Armi conheceu o empresário Virgílio Hilário por quem se apaixonou. Abandona as obrigações para com a organização antes do fim do mandato e, em 4 de maio de 1953, desloca-se com o empresário para Tóquio, onde casaram, renunciando à coroa. O casal estabeleceu-se nas Filipinas. A sua história de amor foi imortalizada no filme Now and Forever, estreado em dezembro de 1953. Após a morte do marido em 1975, Armi casou-se novamente em 1978, passando a viver na Califórnia, onde se dedica a causas sociais.


Henrique Monteiro
Prof./Editor/Escritor
Bom 2013...
Augusta.

Sem comentários:

Enviar um comentário