quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Natal à mesa… com prazer e saúde!

A Alimentação e a Nutrição são hoje áreas que despertam o interesse de muitos pelas mais variadas razões. Com o Natal à porta, advinham-se os doces e as sobremesas tradicionais! As nossas rabanadas, filhoses, sonhos, entre outros pequenos prazeres, são especialidades ricas em açúcar, mas principalmente em gordura e o seu excesso contribui para o aumento do peso com todas as consequências negativas que isso acarreta para a sua saúde!
No entanto, o Natal poderá não ser a época ideal para pensar em reduzir o peso até porque, se estiver a ponderar fazê-lo, deve em primeiro lugar procurar a ajuda de um nutricionista e em segundo, aceitar o processo como um contínuo ao longo do ano inteiro. Por outro lado, também não há necessidade de aumentar o seu peso nesta época e a boa notícia é que pode facilmente consegui-lo mantendo o prazer da boa mesa… é verdade, basta ter em consideração pequenas dicas que farão toda a diferença:
1 – Ir às compras pode ser muito cansativo, mas se tiver de fazê-lo, por pouquinhas que sejam devido ao panorama actual, tire o máximo proveito disso! Andar a pé num shopping, por exemplo, é uma forma de praticar actividade física e com certeza já sentiu isso e também já reclamou, da próxima vez que reclamar pense no aspecto positivo da situação!
2 – Muitas das sobremesas de Natal são altamente calóricas também pelo modo como são confeccionadas, sendo a maioria fritas! Se fizer ligeiras alterações neste processo pode conseguir reduzir substancialmente o seu valor calórico. Por exemplo, em vez de demolhar as rabanadas em leite ou vinho, utilize uma calda tipo chá de limão (água, casca de limão, 1 pau de canela e açúcar). Se quiser aventurar-se ainda mais, experimente assá-las em vês de fritar. Unte com margarina uma assadeira rectangular ou redonda, arrume os pãezinhos uns ao lado dos outros e leve ao forno!
3 – O espírito do Natal é para ser mantido o ano inteiro, mas na mesa, as sobremesas tradicionais devem permanecer por dois dias e não por duas semanas ou mais como é o hábito de muitos. Se chamar a família a sua casa e confeccionar doces em excesso, no final distribua-os por todos e evite ficar com grandes quantidades guardadas lá em casa!
Como vê, a tradição pode continuar a ser o que era… sem prejudicar a sua saúde! Seja feliz e votos de um bom Natal!                                                                                
Joana Mendes
                                                                                                                      (nutricionista)
Até breve…
Augusta.

Sem comentários:

Enviar um comentário