domingo, 10 de fevereiro de 2013

Carnaval 2013


Carnaval ou Entrudo é uma festa de índole cristã, comemorada mundialmente com bailes, desfiles e trajes de personalidades diferentes do habitual.

O surgimento desta festa poderá entroncar na Grécia, nos anos 600 a 520 a.C., quando os gregos realizavam culto aos deuses, agradecendo as abundantes colheitas com festas teatralizadas de espírito satírico, criticando os governantes.
Em Roma, as comemorações do carnaval ocorriam entre novembro e dezembro. Consistiam em corridas de cavalos, desfiles de carros, corridas de corcundas e muito sexo e bebida.

Esta festa de origem pagã, condenada pela Igreja, acabou em 590 por ser adotada pela Igreja Católica, passando a ser comemorada através de ritos oficiais que fizeram desaparecer os “pecaminosos atos e excessos” pagãos.
No século XVI, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular, com a permissão pelo Papa de autorizar um baile de máscaras em frente ao seu palácio. O carnaval passou a ser uma festa de caráter artístico, com bailes e desfiles alegóricos.  

Relativamente à origem do termo “carnaval”, uma das hipóteses é que a palavra é oriunda do vocábulo latino “carrum navalis”, que eram os carros navais que faziam a abertura das Dionísias Gregas, nos séculos VII a.C. e VI a.C., e das festas em honra do deus Saturno em Roma. Daí o termo “carnevale”.
Outra hipótese entronca na implantação da Semana Santa pela Igreja Católica no século XI. A igreja determinou que a folia carnavalesca deveria ser realizada antes do início da Quaresma, período de jejum e abstinência que antecede a Páscoa. Os festejos carnavalescos acabariam por se restringir aos três dias que antecedem a quarta feira de cinzas, primeiro dia quaresmal, marcado pela proibição de comer carne – “adeus à carne”, – originário da expressão latina”carne vale”, donde surgiu a palavra “carnaval”.
Com o decorrer do tempo, estes festejos passam a ser comemorados em várias cidades europeias, estendendo-se, posteriormente, a outros continentes, com diversificados matizes.
Com o seu colorido, danças, desfiles, música, máscaras e escritos satirizando políticos, críticas muitas vezes recalcadas, o carnaval imbuído de espírito de liberdade, igualdade, alegria, convívio e arrojo no dizer e vestir, rapidamente se espalhou à escala mundial.
Enfim… é Carnaval, ninguém leva a mal! 

Henrique Monteiro
Prof./Editor/Escritor
Até breve...
Augusta.

Sem comentários:

Enviar um comentário