quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Crónica: (f)útil!!! – O leque…

Com este calor dei por mim a pensar que boa e velha invenção é o leque.
Ora o leque é um instrumento muito útil. Através do movimento feito com o leque, o ar é direcionado até nós, trazendo uma sensação de frescura e, como tal, diminuindo de forma natural o calor.
Estes são muito populares na Ásia e também em África e na Oceânia. Na Europa, será talvez na nossa “vizinha” Espanha onde este mais se popularizou.
São fabricados em diferentes matérias e também criados com diversas técnicas.
Os leques existem em diversas cores, lisos e com estampados, muitos estilos, e são feitos em materiais diversos, tais como: marfim, madeira, madrepérola, tartaruga, plumas…
Foram utilizados como armas brancas na antiguidade e no período medieval e atualmente são vistos como objetos decorativos.
Segundo a  Wikipédia, alguns autores defendem o seu aparecimento no Japão entre os séculos XI a XIII.
Outros situam o seu surgimento ao mesmo tempo do surgir do homem e são diversos os mitos e lendas que tratam da sua origem, assim como diversos povos que se dizem responsáveis pela criação do acessório.
Ao que parece os leques surgiram em diferentes partes do mundo. Há relevos e pinturas que atestam a antiguidade do objeto, remontando-o, por vezes, à dinastia egípcia, existindo também testemunhos da sua existência na Assíria, Pérsia e Índia.
Os leques ao longo da história tiveram diversos formatos e tamanhos.
Com o aparecimento da eletricidade, surgiram os ventiladores e as ventoinhas que acabaram por substituir a função dos leques.
A era dos leques enquanto utilitários chega ao fim por volta de 1930.
Em alguns países, o uso do leque é ainda bem difundido, estando ligado à cultura desses países.
O fabrico de leques está praticamente reduzido à China, a faixa de preços é variável, depende do seu material e acabamentos.
Ao longo do tempo acabou por se tornar um acessório clássico e que nunca sai de moda. É económico, pode ser um acessório bonito e também muito prático e útil, principalmente nestes dias de calor.
Escolha o seu e refresque-se. É, por vezes, nestes pequenos acessórios que está o truque que marca a diferença e o certo estilo próprio.
 
Até breve… com mais dicas…
Augusta.

Sem comentários:

Enviar um comentário