domingo, 5 de janeiro de 2014

Crónica: (f)útil!!! – Os seus pés no inverno…

Nas estações frias, os nossos pés andam escondidos, mas isso não deve ser motivo para os esquecermos, uma vez que estes necessitam mais do que nunca de certas rotinas, para quando vier os dias quentes os podermos mostrar à vontade.
Além dos cuidados de sempre:
Lavar de manhã e à noite, secar bem. Exfoliar uma vez por semana, arranjar unhas e lixar as calosidades quando necessário, uma vez que varia de pessoa para pessoa.
Nunca corte calos ou calosidades.
Dicas: deixe as suas unhas respirar de inverno e não lhes coloque verniz. Evite cortar as cutículas, apenas as empurre com uma pauzinho de laranjeira, uma vez que estas servem para proteger a unha da entrada de infeções e fungos diversos.
Se tiver tendência a unhas encravadas nunca as corte muito rentes. Procure andar descalça sempre que possível.
O calçado adequado também ajuda a manter os pés confortáveis e saudáveis. Porque calos, joanetes e até tensões musculares são desagradáveis, e podem agravar-se sem os devidos cuidados e calçado adequado.
Um dos alertas para que algo não esteja bem é o fato de sentir alguma urgência em tirar os sapatos. Isso é sinal que o tamanho, estilo ou formato do sapato não são os mais adequados.
A compra dos sapatos deve ser feita sempre no final do dia, porque o pé já dilatou.
Os materiais do calçado também devem ser tidos em conta. Dê preferência à pele natural, com sola amortecedora e relativamente flexível. O contraforte no calcanhar dá melhor instabilidade ao pé. De preferência, meias de algodão.
Os saltos mais adequados são de 3 cm.
Se teve um dia muito cansativo, no final do mesmo, ao deitar, após a lavagem faça uma massagem de alguns minutos, com óleo ou creme especifico e durma com os pés um pouco mais altos que os resto do corpo.
Caso verifique alguma alteração nos seus pés e/ou unhas, consulte um podólogo.

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

Sem comentários:

Enviar um comentário