domingo, 4 de maio de 2014

Tendências primavera/verão 2014 – Os saltos altos…

O calçado é há muito sinónimo de elegância e, (principalmente), o mais alto de sofisticação e glamour. Este tipo de salto cria a ilusão de mais altura, uma vez que eleva o calcanhar da mulher em relação ao resto do pé, o que traz feminilidade e elegância a qualquer perna, pois dá-lhe a ilusão de mais longa e fina.
Desde a 2ª Guerra Mundial que os sapatos de salto alto entram e saem da moda, principalmente no final dos anos 90, onde os saltos mais baixos, predominaram.
Outra coisa que foi mudando ao longo do tempo foi o formato do salto, nos anos 70 o género bloco, 1990 o cónico. Já o stiletto vem mantendo-se (1950, 1980 e pós 2000 ficou).
Atualmente, a moda é muito democrática e raramente dita por estação um só estilo. Por isso, os diversos estilos coexistem em harmonia nas várias coleções que vão surgindo.
Nesta crónica vamos falar do calçado mais alto e na complexidade de detalhes e modelos que existem dentro desta gama, vamos falar dos mais marcantes.
Dica: segundo os especialistas, salto alto tem de ter 8,5cm, ou mais, para merecer tal nome.
Surge esta tendência envolvida numa mescla de alguma tradição e muita inovação, onde as construções mais inusitadas de mistura com materiais diversos, estampas e texturas, num oceano de muita cor, brilho e aplicações variadas.
Os metalizados dão cartas, surgem nos tons do ouro velho, da prata, mas também em tons mais coloridos e doces como o rosa.
Desde os saltos mais longilíneos e finos stiletto, aos mais grossos (bloco, cónico, lamina, cunha…) e com formatos irreverentes, tudo é possível nesta tendência.
As misturas de matérias como rendas e transparências, espécie de roupa para os pés num jogo de esconde e mostra, aparecem em sapatos fechados, sandálias, botas, botins e sapatilhas.
Os saltos de corda e tecidos são os mais adequados para saídas ao campo e praia, por serem práticos e acompanharem bem com roupas leves.
Os saltos mais altos e robustos, que surgiram na década de 70, voltam em força total e acompanham bem com as roupas mais alternativas.
Os saltos estampados, bordados e com aplicações, muito fashion no momento, são ideais para saídas noturnas e festas, mas também durante o dia, se escolher um conjunto simples, para que estes possam brilhar sós.
As rampas e plataformas são confortáveis e, dependendo da altura, servem para visuais mais descontraídos, mas também, se bem combinadas, acompanham qualquer situação.
Por fim, o retorno dos saltos finos e muito altos, os já clássicos scarpins, voltam reinventados e em materiais novos e arrojados.
Dicas: Alguns modelos de saltos e a sua descrição:
Cone, salto redondo mais largo em cima e mais fino no contacto com o solo.
Prisma ou triangular, salto com 3 faces planas que forma uma espécie de triângulo.
Cubano ou género bloco, o calcanhar forma um bloco com o próprio tacão, normalmente com bastante espessura.
O salto agulha/scarpins, salto longo e fino.
Plataforma ou rampa, salto que acompanha todo o pé podendo ser igual ou mais alto na zona do calcanhar.
Por fim, o devido destaque às sandálias, sempre as rainhas das estações quentes e das temperaturas mais amenas, mas também sempre ideias para saídas noturnas e festas o ano todo. As mais desejadas são as gladiadoras agora de salto alto.

Até breve… com mais dicas…

Augusta.

Sem comentários:

Enviar um comentário